Memorial às vítimas de Covid

sexta-feira, 15 de abril de 2011

 ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Walter Alves destaca programa de energia eólica

Foto: Assessoria da AL
Deputado Walter Alves

No Rio Grande do Norte a energia eólica está se consolidando como um vetor de desenvolvimento e ao mesmo tempo como uma grande saída para a matriz energética brasileira. Foi com base nessa perspectiva que o deputado Walter Alves – PMDB fez pronunciamento na sessão plenária da última quarta-feira 13 de abril, para apresentar sugestões para removeres os obstáculos ao desenvolvimento da atividade eólica.

Walter lembrou que já está consolidada no Estado uma indústria exportadora de gás e petróleo com geração de milhares de empregos. No entanto, a energia consumida, sem opção secundária, é da CHESF, em uma complexa rede hidrelétrica e térmica.

“Dentro de pouco tempo poderemos ter agregada a essa rede energética, que hoje nos fornece eletricidade, o consumo e exportação de energia limpa, renovável e ecologicamente correta advinda dos nossos ventos. Para que tenhamos uma idéia, apenas uma turbina de 600 kilowatts evita, em média, a emissão de 1.200 toneladas de CO2. Com a energia eólica estamos contribuindo também para o meio ambiente e nos ajustando ao protocolo de kioto”, afirmou.

Uma das sugestões para superar os entraves é a logística de um plano de transpores. Também sugeriu melhorar a infraestrutura rodoviária e adequar o porto, principalmente sua saída rodoviária para o transporte dessa modalidade de carga.

De acordo com o deputado Walter Alves, vários municípios são e serão beneficiados pela instalação dos aergoeradores em suas terras, como Rio do Fogo, Lagoa Nova, Parazinho, João Câmara, Bodó, Areia Branca, Pedra Grande, Guamaré e Galinhos.

“Entre 2011 e 2013 teremos capacidade para gerar mais de 3.200 empregos derivados diretamente da produção de energia eólica. De acordo com relatório apresentado ao governo do Estado pelos fabricantes de turbinas eólicas, apenas as obras civis necessitarão de no mínimo 516 mil metros cúbicos. Para melhor entendimento as obras civis demandarão cerca de 87 mil viagens de caminhões betoneiras”, disse.

O presidente da Assembleia Legislativa Ricardo Motta-PMN fez questão de ir ao plenário para apartear o deputado Walter. “Esse tema é extremamente importante para o desenvolvimento do Rio Grande. A Assembleia está aberta para temas como este o aeroporto de São Gonçalo do Amarante e fábrica de cimento, entre outros”, disse.

Nenhum comentário: