Memorial às vítimas de Covid

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

 POLÍCIA
Por Walfran Valentim

Quadrilha presa em Campina Grande é acusada de explodir agência no RN

foto ilustrativa

Uma operação conjunta desenvolvida pelas polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal do Estado da Paraíba, resultou na desarticulação de uma perigosa quadrilha que está sendo apontada como responsável de vários assaltos a bancos, explosões de caixas eletrônicos e roubos contra estabelecimentos comerciais em cidades do interior dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pernambuco. Grande parte dos componentes da quadrilha é estabelecida em Campina Grande.

O bando era alvo de investigações pelas polícias do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Até o momento presas dez pessoas, incluindo três mulheres. Um dos integrantes do bando foi baleado e morreu na troca de tiros com os policiais na cidade de Alcantil (PB).

Segundo a polícia, a grande maioria dos presos é de classe média e tem como "ponto base" o bairro da Liberdade (Campina Grande). Estão presos Vailton Soares Barbosa, 30, Josinaldo de Araújo Amaro, de 36 anos; Edvaldo Silva, de 43 anos; José de Lima Fernandes, 35; Emerson de Holanda Feijão, 29; Uiara Pereira do Nascimento, 22; Jacilene Oliveira Silva, 34; e Juciano Oliveira Silva, 27. Um outro, detido ferido na troca de tiros se encontra internado no pronto socorro do Hospital Regional de Campina Grande. Sua identidade não foi revelada pela polícia.

As investigações tiveram início a partir da descoberta de ligações entre criminosos de Campina Grande e de Pernambuco. "Nós acompanhamos os trabalhos desde o início e foi necessário montarmos a estrutura, já que a ação foi efetivada na rodovia federal BR-104, trecho entre Aroeiras e Alcantil", disse o inspetor Aurivan Freitas, da delegacia da PRF em Campina Grande.

Durante as investigações foi descoberta o plano da quadrilha, que saiu de Campina Grande até a cidade de Cupira/PE. Ainda, de acordo com as informações da polícia, a intenção do bando era explodir uma das agências bancárias que funciona no município. A intenção dos ladrões não foi consumada e optaram por assaltar uma franquia de perfumaria "O Boticário" que funciona no Centro daquela cidade.

Os policiais conseguiram identificar a presença dos criminosos, antes mesma de colocarem em prática o delito. Um dos bandidos, ao perceber a presença dos policiais conseguiu fugir no meio do tiroteio. Quatro automóveis foram utilizados pelo bando: um Fiat Siena, um Chevrolet Corsa Sedan; um Chevrolet Astra, e um Volkswagen Voyage. No interior dos veículos foram encontrados produtos roubados na perfumaria avaliados em R$ 40 mil.

De acordo com os policias, a quadrilha é o responsável por vários roubos contra instituições bancárias no interior da Paraíba e estados vizinhos, incluído o interior do RN. Bananas de dinamite foram localizadas e apreendidas.

Segundo um policial, as mesmas seriam utilizadas nas explosões a caixas eletrônicos. Todos os presos foram autuados em flagrante pelos crimes de: formação de quadrilha, porte ilegal de armas de fogo, e resistência à prisão. Não está descartado o indiciamento por assalto à mão armada. Armas de fogo, de grosso calibre, talhadeira e chaves de fenda, além dos produtos roubados foram apreendidas e colocadas a disposição da justiça.

RN
O Delegado Geral de Polícia do RN, Ronaldo Gomes deverá enviar policiais até a Campina Grande para saber até que ponto o bando está envolvido nas explosões de caixas eletrônicos espalhados no estado. Nenhum bandido responsável pelos roubos em Extremoz, Brejinho, Monte das Gameleiras, Lagoa Salgada, Vera Cruz, Bom Jesus e Pendências, foi identificado ou preso.

O AN destaca as instituições bancárias que sofreram com a ação dos bandidos "explosivos" no interior do Estado e Região Metropolitana de Natal. No dia 9 de novembro do ano passado foi a agência do município de Lagoa Salgada, distante 60 KM de Natal; dia 12 no mesmo mês, os ladrões explodiram duas agências em Extremoz, na Região Metropolitana; a terceira aconteceu em 20 de dezembro na cidade de Bom Jesus, 54 km da capital; o município de Vera Cruz, distante 50 km de Natal foi o quatro município a sofrer com a ação dos bandidos; em Brejinho, os ladrões colocaram a população em polvorosa, no dia 20 de janeiro deste ano; e recentemente foi a vez de Monte das Gameleiras, a 130 Km da capital do estado.

Nenhum comentário: