Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Destaque : www.tonimartins.zip.net

Prefeitos do Vale Unido pedem liberação ao IDEMA


Luizinho: “Estamos aqui para discutir medidas que possam amenizar os prejuízos”.

Os gestores do Consórcio Vale Unido estiveram ontem (7) com o vice-governador e secretário de Recursos Hídricos, Robinson Faria para tratar de medidas que venham minimizar os efeitos das enchentes nas cidades da região. Diante a possibilidade de inverno rigoroso, a preocupação aumenta. Aliás, nem precisa chover muito para a várzea encher de água, já que projetos de prevenção discutidos em anos anteriores – como desassoreamento dos rios piranhas/Açu e pataxó - nunca saíram do papel.

Buscando soluções emergenciais, estiveram presentes seis prefeitos das cidades mais afetadas pelas enchentes: Luizinho Cavalcante (Carnaubais – presidente do G12), Ivan Júnior (Assú), Gilberto Lopes (Itajá), Leonardo Oliveira (Ipanguaçu), Eider Medeiros (Alto do Rodrigues) e Francisco Cunha, representante do prefeito Ivan Padilha, de Pendências. Os deputados Fabio Faria (federal) e George Soares (estadual) acompanharam a reunião.

Da SEMARH, estavam presentes, além do Secretário Robinson Farias, o adjunto Jader Torres, e o sub-coordenador de obras, Otacílio Freitas.

O IDEMA foi representado por seu diretor Marcelo Toscano Saldanha e o técnico Sergio Luiz de Macedo, que ao final receberam documento assinado pelo presidente do G12 solicitando em caráter emergencial, autorização especial para que as prefeituras possam fazer a retirada de areia e vegetação do leito dos rios Piranhas/Açu e pataxó.

Os municípios localizados após o paredão da barragem temem que volte a se repetir em 2011o que aconteceu em 2008 e 2009.

Uma equipe de técnicos do IDEMA virá à região fazer vistoria dos pontos críticos. A EMPARN prevê que o inverno será acima do normal. Os gestores posteriormente discutirão medidas permanentes para evitar enchentes catastróficas.

Nenhum comentário: