Memorial às vítimas de Covid

segunda-feira, 7 de junho de 2010


IPANGUAÇU

Antes de ler as principais notícias de Ipanguaçu, não esqueça de votar na nossa enquete ao lado.

RECEBE ACERVO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL



A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo recebeu do Ministério da Cultura todo acervo e material completo para a instalação da biblioteca publica municipal.
A biblioteca está orçamento de R$ 38 mil reais com mais de 1087 livros, TV, DVD, computadores, estantes, mesas, cadeiras e totalmente climatizada.
O fruto dessa conquista foi adquirido na ultima viajem do prefeito Leonardo Oliveira à Brasília no período 18 a 20 de maio na XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, durante a viagem o prefeito esteve em contato com o Ministério da Cultura para agilização da tão esperada biblioteca, que há anos está desativada.
Todo o material foi recebido pela vice-prefeita Vera-Lúcia, o Secretário de Cultura Fernando Neto e a Secretária de Educação Jeane Dantas.

Para a vice-prefeita Vera Lúcia, “Este é um ato grandioso do governo federal, que atenderá toda a comunidade”.

A secretária municipal de educação Jeane Dantas ressalta a luta do governo municipal, e que a biblioteca representa um avanço educacional para o município.

O secretário de Cultura Fernando Neto, revela a importância da biblioteca e espera que os Ipanguaçuenses possam aproveitar a leitura que significa engrandecimento cultural do povo, e lembra as palavras do prefeito Leonardo nos primeiros meses de sua gestão: “Precisamos urgentemente de uma biblioteca municipal para que a nossa população tenha o habito de visitar a biblioteca para que possam fazer pesquisas e aprendam cada vez mais a gostar de ler”, relembra o secretário Neto.


PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO DE IPANGUAÇU TEM INICIO NESTE SÁBADO

Inicia amanhã (05) a primeira noite em comemoração as festividades juninas do município de Ipanguaçu. Segundo o secretário de Cultura e Turismo Fernando Neto,  a programação  tem inicio amanhã 05 de junho até o dia 10 de julho. A festa tem inicio com forró dos amigos na Granja Veneza com as atrações: Forró Bora mais eu e Gilson do Acordeom e Bolão de Vaquejada no Parque Manoel Avelino – Sitio de Lila com atração: Discoteca a Favorita. O secretário conta que os eventos acontecerão no centro da cidade e também em outras localidades rurais do município.

“Faremos uma grande festa que prima pela tradição desta época do ano, que envolve o autêntico forró, as quadrilhas e as brincadeiras que encantam  e transformam um grande arraial fortalecendo a identidade sertaneja de nosso povo”, destacou o secretário de cultura Fernando Neto.

DIA 05/06/2010: 22HS – FORRÓ DOS AMIGOS
Local: Granja Veneza
Atrações: Forró Bora mais eu e Gilson do Acordeom

- Bolão de Vaqueijada
Local: Parque Manoel Avelino – Sitio de Lila
Atração: Discoteca a Favorita

DIA 10/06/2010: 20HS – ARRAIÁ DO ELIZA
Local: Espaço Pastoral Pe. Valtair Lira Lucas
Atração: Almir dos Teclados

DIA 11/06/2010: SÃO JOÃO DA NOSSA TERRA
Local: Praça Nossa Senhora de Lourdes
20h – apresentações culturais
- Feira de Artesanatos e comidas típicas
-concurso de quadrilhas juninas
21hs - Concurso de quadrilhas tradicionais
Atrações: Forrozão Arretado e Malandros do Forró.

DIA 13/06/2010: FORRÓ DO BODIM – OLHO D’ÁGUA
16h – Pau de Sebo
- Corrida de jegue
- Gato no Pote
20h – Apresentações Culturais
21h –Atração – Almir dos Teclados

DIA 19/06/2010: ARRAIÁ DAS PASTORAIS
20hs – Local: Centro Pastoral
Atração: Traquinos do Forró

DIA 26/06/2010: FORRÓ NAS PEDRINHAS
20 – Apresentações culturais
22 – Atração: Almir dos Teclados

DIA 03/07/2010: FESTA DE SÃO PEDRO EM PATAXÓ
Local: Praça de São Pedro
Atrações: Forró da Pegação e Pode Balançar

DIA 09/07/2010: FORRÓ NA PICADA
22hs: atrações: Deixe com Nós e Almir dos Teclados

DIA 10/07/2010: FORRÓ ITINERANTE
16hs – Exposição da Cultura Junina
- Apresentação
- Feira do Cordel
- Emboladas de Coco
- Escolas Municipais

SECRETÁRIA PARTICIPARÁ DE REUNIÃO SOBRE PROJETO UCA - UM COMPUTADOR POR ALUNO
A secretária de Educação, Jeane Dantas e a diretora da escola municipal Maria Rizomar do Conjunto Habitacional Presidente Lula, participarão nesta terça-feira (8), de uma reunião na Secretaria Estadual de Educação em Natal, com a professora Maria Aparecida. A reunião tem como pauta o Projeto  UCA - Um Computador por Aluno, a professora Maria Aparecida passará para a secretária e a diretora todas as orientações e procedimentos que o município deverá tomar para o recebimento do projeto.

ORDEM DE SERVIÇO PODE SER ASSINADA AINDA ESTE MÊS
Ainda neste mês de junho o prefeito Leonardo Oliveira deverá está assinando a ordem de serviço de pavimentação do bairro Travessa Itú (bairro Pinheirão). Segundo o secretário de obras e Urbanismo Luzinaldo Oliveira a obra está orçamentada em R$ 202, 42,55, cerca de 8.742M² estará sendo totalmente pavimentada. A pavimentação dará acesso/ligação ao bairro Maria Romana. 

PREFEITO DE IPANGUAÇU PRETENDE REESTRUTURAR A MATERNIDADE DO MUNICÍPIO
O prefeito de Ipanguaçu Leonardo Oliveira recebeu na semana passada  uma equipe de engenharia hospitalar vindo da capital do estado para fazer uma visita técnica ao Posto de Saúde Tiburcio Silveira, prédio do poder público municipal onde já funcionou também a maternidade do município. Segundo o prefeito Leonardo Oliveira (PT), que acompanhou a visita é pensamento de sua gestão realizar uma total ampliação dos serviços já oferecidos pela unidade de saúde, inclusive colocando em funcionamento a maternidade municipal para que as gestantes de Ipanguaçu possam ter seus filhos na própria cidade onde vivem. O Prefeito de Ipanguaçu disse que são dois os projetos para execução dessa obra e que os recursos utilizados serão oriundos dos governos; federal e estadual.

COMISSÃO PRÓ-SELO UNICEF DE IPANGUAÇU PARTICIPARÁ DO Iº FÓRUM COMUNITÁRIO DO PROJETO
O articulador Pró-Selo Unicef - Município Aprovado de Ipanguaçu, Fernando Neto, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria das Graças e a representante dos jovens Lara Fonseca, participarão do Encontro Estadual Sobre a Metodologia que acontecerá no Iº Fórum Comunitário do Projeto. O evento será no dia 7 de junho às 8h, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves, em Natal.
Segundo Fernando Neto, o objetivo do encontro é propor a socialização entre os articuladores do Projeto selo Unicef de todo o Rio Grande do Norte.
O evento pretende reunir os articuladores dos municípios do Rio Grande do Norte que estão inscritos nesta edição 2009-2012 do Selo, além do presidente ou integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e de um jovem que integre a Comissão Municipal Pró-Selo. Como a metodologia adotada na edição 2009/2012 é nova, a coordenadora do Unicef para o Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, Ana Márcia Diógenes deseja contar com a participação de todos os municípios inscritos.
O articulador Fernando Neto conta que o Fórum Comunitário de Ipanguaçu acontecerá em julho, em data a ser definida após a realização do Fórum Estadual, em Natal. O evento faz parte do projeto do selo Unicef, edição 2009-2012.
O Fórum Comunitário é uma estratégia da metodologia do Selo para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas para a população de zero a 18 anos. Lideranças locais, ligadas a grêmios escolares, associações de bairro, grupos religiosos, sindicatos, entre outras organizações da sociedade civil, são convidadas a trabalhar conjuntamente na elaboração de um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes e da qualidade dos serviços públicos disponíveis no município.


GRUPO MATER DEI LANÇA NOVO CD
Aconteceu ontem (03) após a missa o lançamento do novo CD do grupo Mater Dei volume 3 “Mar de Devoção”. O CD é composta por 13 faixas mais uma faixa bônus.
O show católico aconteceu no Espaço Pastoral Pe. Valtair Lira Lucas onde reuniu amigos e adeptos da boa música dos Ipanguaçuenses que deram um show.
Após show os integrantes do grupo Mater Dei: Poliana Rocha, Silvana Fonseca, Sumaira Fonseca, Rômulo Fonseca e Lara Fonseca terminaram a noite com a venda do CD autografados.

Católicos Ipanguaçuenses celebraram Cristo na Eucaristia
Fiéis participaram, ontem, da adoração ao santíssimo durante todo o dia e da missas e procissões em comemoração ao feriado de Corpus Christi. A festa, realizada na quinta-feira seguinte ao Domingo de Pentecostes, celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. Na paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Ipanguaçu. Neste ano foi feito os tradicionais tapetes temáticos. Após a missa aconteceu a procissão pelo centro da cidade.


Nenhum comentário: