Memorial às vítimas de Covid

terça-feira, 1 de junho de 2010

HISTÓRIAS DE POLÍCIA NAS ONDAS DO RÁDIO
Com Walfran Valentim

Morte Simples
O homem estava prestando depoimento na delegacia. Tinha acabado de matar a mulher.
— Por que o senhor matou sua esposa? - quis saber o delegado.
— Porque ela estava me traindo, respondeu.
— E por que não matou o amante dela?
— Ora, seu delegado, é melhor mata uma mulher só, do que, um homem diferente a cada semana!



Curiosidades do futebol brasileiro
 
Recorde de expulsões no futebol brasileiro
Portuguesa de Desportos e Botafogo-RJ jogavam pelo Torneio Rio-São Paulo de 1954, no Pacaembu. Mas a partida acabou aos 31 minutos do segundo tempo, quando estava 3 x 1 para a Lusa. Tudo porque os 32 jogadores acabaram expulsos de campo. A confusão começou com o zagueiro Thomé, do Botafogo, que tentava cobrar um tiro de meta enquanto o atacante Ortega, da Lusa, catimbava, tentando ganhar tempo. Os dois discutiram, trocaram socos e pontapés e acabaram envolvendo os outros jogadores. O juiz da partida, Carlos
de Oliveira Monteiro, ficou assistindo a briga, esperou a coisa acalmar e, no final da confusão, expulsou todo mundo: Lindolfo, Nena, Valter, Herminio, Clóvis, Ceci, Dido, Renato, Nelsinho, Edmur e Ortega, da Portuguesa; Pianowski, Thomé, Floriano, Ruarinho, Bob, Juvenal, Garrincha, Dino da Costa, Carlyle, Jaime e Vinícius, do Botafogo. Naquele dia, só escaparam Osvaldinho, da Lusa, e Araty, do Botafogo, que haviam sido substituídos por Nelsinho e Ruarinho.
 

Flávio, o primeiro jogador a vencer as três divisões do Brasileiro
O goleiro do América-MG, o alagoano Flávio, atingiu um recorde ao conquistar a Série C de 2009: é o primeiro atleta brasileiro a vencer as três divisões do Campeonato Nacional.
Flávio venceu a Série B em 1995 com o Atlético-PR; a Série A em 2001 também com o Atlético-PR e a Série C em 2009 com o América-MG.
Outro aspecto importante: o Estádio Independência talvez seja recordista no Brasil em decisões das Séries B e C: foi palco da Final da B em 1971 (Villa Nova 2x1 Remo) e 1997 (América-MG 1x0 Vila Nova-GO) e da Final da C em 1990 (América-MG 0x0 Atlético-Go, jogo de ida) e em 2009 (América-MG 1x0 Asa-AL).
 
A ficha do Goleiro
Nome Completo: Flávio Emídio dos Santos
Idade: 38
Naturalidade: Maceió/AL
Altura: 1,89m - Peso: 89 kg
Clubes que já defendeu :
CSA/AL, Atlético/PR, Vasco/RJ, Paraná/PR e América/MG
 
 
A história moderna do futebol tem cerca de 150 anos.
Tudo começou precisamente no ano de 1863, quando na Inglaterra se separaram o "rugby-football" e a "Association Football", para se fundar a mais antiga do mundo: A "Football Association".
Os dois tipos de jogo tinham praticamente as mesmas raízes. Conhecemos desta pré-história pelo menos uma dezena de fatos diferentes divulgados pelos meios de comunicação. Evidentemente, às vezes podem-se contestar certas deduções, mas algumas coisas são claras: a "bola" se jogava com os pés a pelo menos 1000 anos atrás e não existe nenhum motivo para considerar o jogo com o pé como sua forma secundária degenerada do jogo "natural" com as mãos.

O INICIO
Pelo contrario: Apesar da necessidade de ter que lutar com todo o corpo (incluindo também pernas e pés) pela "Bola" em um grande tumulto geral sem regras, parece que, no começo, se considerava uma coisa extremamente difícil e, por tanto, muito hábil, dominar a bola com o pé. A forma mais antiga, que se pode considerar como demonstração deste ponto de vista "científico", representa a tal prova de habilidade.
Ela remonta a China do século 3 e 2 antes de nossa era. Mais precisamente na época da dinastia de Han, existe um livro de instruções militar no qual figura, parte dos exercícios físicos, o Tsuh Kuh. Uma bola de couro enxertada com plumas e pelos teria que ser lançada com o pé a uma pequena rede, com uma abertura de 30 a 40 cm, cercada de varas de bambu. Uma mostra de habilidade que requeria seguramente muita destreza e técnica.
Outra versão seria a qual os jogadores estavam obstaculizados no caminho até a meta, podendo jogar a bola com pés, peito e ombros, menos com as mãos, tendo que salvar os ataques da equipe contrária. De modo que a técnica artística da bola dos jogadores atuais não é uma coisa tão nova como muitas vezes se supõe.
Do Oriente provem outra forma diferente, a uns 500 a 600 anos mais tarde e que se joga, todavia, ainda hoje. É um tipo de futebol em circulo, menos espetacular, mais digno e solene. É um exercício cerimonial, que também exige certa habilidade. Em uma superfície relativamente pequena, os "jogadores" têm que passar a bola uns aos outros sem ter que deixar cair no chão.
Muito mais animados eram os "Epislciros" gregos, da qual se sabe relativamente pouco, e os "Harpastum" romano.
Os romanos tinham uma bola e duas equipes jogando em um terreno retangular, limitado com linhas de marcação e dividido com uma linha mediana. A bola teria que ser lançada atrás da linha de marcação do adversário.
Este esporte foi muito popular entre os anos 700 e 800. Os romanos introduziram este jogo na Bretanha e pode ser considerado como precursor do futebol, igualmente o "Hurling", que era muito popular entre a população Celta e que se pratica, ainda hoje, em Cornwell na Irlanda. De todas as maneiras, o jogo "decisivo" que hoje conhecemos, tem sua origem na Inglaterra e Escócia.

Fonte: Site da FIFA
 
***                             
Visita ao Prefeito
Quem não se lembra do eterno presidente do Corinthians Paulista Vicente Mateus. Na década de 80 o Homem foi até o gabinete do prefeito, mas foi barrado pelo seu secretário.
— Seu Mateus, acho que o prefeito não vai poder atendê-lo, está com um pessoal que veio de Brasília...
— Ora, deixe de bobagem! Vai lá e fala pra ele que eu vim de Mercedes!

Nenhum comentário: